Seminário Comunitário:
Como aproveitar melhor a nossa estrada-parque

MINUTA

Objetivo geral: Promover maior conscientização da população com respeito aos impactos positivos e negativos previstos, resultantes da melhoria do acesso à região, de modo a envolver de modo pró-ativo os moradores em ações e comportamentos que aproveitem ao máximo os aspectos positivos e reduzam ao mínimo os negativos.

Objetivos específicos:

  1. “Nivelar”, ampliar e aprofundar o entendimento, entre os moradores e empresários em geral, sobre as oportunidades e os riscos vinculados à melhoria do acesso e ao aumento do número de visitantes, moradores e empreendimentos comerciais na região.
  2. Transformar as posições conflitantes eventualmente existentes, com relação à pavimentação da estrada, em convergências construídas a partir do aprofundamento da análise dos riscos e da elaboração conjunta de soluções preventivas. 
  3. Apresentar à população em geral novos instrumentos de participação, de construção de conhecimento, de formação de consensos e de tomada de decisões que serão cada vez mais úteis para enfrentar os desafios do futuro.
  4. Envolver os jovens do Colégio Estadual na problemática que envolve diretamente suas vidas, e estimulá-los a uma atitude mais ativa de zelar por seu futuro.
  5. Produzir um jornal-mural, a ser afixado em locais de maior movimento, com as conclusões concertadas no Seminário, para divulgá-las a um público mais amplo.

Entidades organizadoras: AMA-10 – Mauatur – Pró-Bem-Viver – Colégio Estadual Antonio Quirino, Nova Terra, (e outras a confirmar)

Facilitador-coordenador (convidado):Osvaldo Caniato

Facilitadores-assistentes (convidados): Derek Sharp, Felipe César, ...

Metodologia: (apenas um exemplo, precisamos pensar melhor) Após uma conversa de apresentação e introdução ao assunto, os presentes são divididos em grupos de no máximo 8 a 10 pessoas, e orientados a listar todos os aspectos positivos e negativos envolvidos na melhora do acesso e no aumento populacional. Após 1 hora dedicada a essa tarefa, os participantes se reúnem e consolidam duas grandes listas de impactos (positivos e negativos). Então novamente se organizam grupos para listarem como aproveitar as oportunidades e reduzir os riscos. Depois os participantes se reúnem na última plenária para consolidar as sugestões, definir estratégias e priorizar ações que conduzam ao aproveitamento otimizado da nova realidade.

Locais e datas:
Colégio Estadual Antonio Quirino (Visconde de Mauá) - domingo X de outubro de 2009
Escola Municipal Joaquim M. dos Santos (Maromba) - domingo XZ de outubro de 2009

Duração e horário: 4 horas e 30 minutos (de 13h30 às 18h00)

Quer comentar essa informação? Envie seu comentário para contato@amigosdemaua.net e ele logo estará disponível para leitura aqui mesmo, e ser por sua vez comentado também.